Volta às aulas: O que colocar na lancheira das crianças

Volta às aulas: O que colocar na lancheira das crianças

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E o assunto do momento, aqui no blog, ainda é volta às aulas e com isso vem a preocupação com a lancheira das crianças: Além de precisar pensar em lanches saudáveis,eles também devem ser atrativos para os pequenos, evitando a mesmice e fazendo combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas. Ufaaaa, haja criatividade!

Vamos com calma, primeiramente devemos saber o seguinte: O que não pode faltar na lancheira do meu filho? Primeiro, leve em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço). Depois, certifique-se de que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de 1 bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).

Em relação as lancheiras, temos vários modelos disponíveis, as de :

  • Plástico Rígido: não conservam muito bem alimentos refrigerados.
  • Térmicas: Normalmente são de tecidos e forradas de material térmico, que facilita a conservação dos alimentos refrigerados.
  • Térmica com gelo: De tecido ou neoprene, forradas de material térmico, possuem um compartimento interno com gelo. São as que melhor conservam os alimentos perecíveis. 
  • Completa: Vem com um pote para alimentos e garrafinha para bebidas. Pode ou não ser térmica.  Qual a lancheira que seu filho usa? 

         Agora, vamos para o preparo da lancheira:

  • Se for uma lancheira térmica, deixe-a dentro da geladeira na noite anterior, assim a bolsa conserva a temperatura dos alimentos por mais tempo;
  • Higienize a lancheira diariamente, assim, evitamos acúmulo de restos de comida e odores desagradáveis;
  • É importante envolver seu filho no processo de montagem da lancheira, peça sua opinião e ajuda para despertar o interesse pela alimentação saudável balanceada;
  • As frutas da estação possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Prefira as que possam ser consumidas com casca ou fáceis de descascar (como banana) pois, a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) quando cortadas. Frutas e legumes são importantes por serem nutritivos e suas cores deixam o lanche mais atrativo e divertido;
  • Para variar as opções de bebidas, água mineral fresquinha ajuda a criar o hábito de beber bastante água ao longo do dia e, água de coco pode ser boa uma alternativa ao invés dos sucos;
  • O ideal é preparar o suco natural na hora de sair de casa. Na falta de tempo para preparar, uma dicá é congelar o líquido em forminhas de gelo e, ao organizar a lancheira, colocar os cubos na garrafa térmica da criança. A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do lanche. O suco pode ficar armazenado por meses dentro do freezer = (expectativa). A verdade, é que ainda não faço isso. Admito, que opto pela praticidade do suco de caixinha – (Realidade) podem me julgar! Mas dentro do meu coração gostaria de preparar o suco natural para ele. Prometo, escrevendo para vocês, que começarei a fazer isso, porque sei que é só planejar que dá certo.
  • Por uma questão de higiene e saúde alimentar, faça questão de enviar o lanche dentro da lancheira, deixando os alimentos longe dos outros materiais que a criança for levar para a escola;
  • Envolva o sanduíche em papel filme ou alumínio, protegendo e evitando que o aroma do mesmo não interfira no gosto da fruta. As frutas, devem ser enviadas já lavadas e secas. Deixe os alimentos bem acondicionados para que não saiam do lugar até chegar à escola;
  • Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho ao invés de pães brancos, bisnaguinhas, bolachas recheadas e salgadinhos.
  • Varie as opções de proteínas (leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros). Os queijos são ótimos para fazer criações.
  • Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma extensão da alimentação de casa;
  • Use cortadores de biscoitos e sanduíches em formatos divertidos para o lanche ficar diferente e atrativo.
  • Para evitar a monotonia alimentar, varie o cardápio da lancheira semanalmente, considerando a idade do seu filho (cada faixa etária tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes), possíveis alergias alimentares e intensidade de atividades físicas. Na dúvida, consulte seu pediatra ou nutricionista.

Resumindo, acho que a combinação ideal para uma lancheira saudável é a seguinte:  Fruta ou Legume + Carboidrato + Proteína + Bebida.

Eu aproveitei esta fase de ter que montar a lancheira do meu filho, para me arriscar mais na cozinha e devo confessar que estou amando. Além disso, comprei espetinhos, sacolinhas com desenhos, cortadores para o pão de forma e para as frutas e o Henrique adora. Super se orgulha do lanche que a mãe prepara em casa e adora mostrar para os colegas. Quer incentivo maior? Vale a pena, chegar do trabalho e “perder” umas horinhas na cozinha. Na escola do Joaquim é fornecido o lanche. Portanto, mandamos o lanche de casa, apenas uma vez por semana. 

Costumo mandar muito na lancheira do Henrique,  as seguintes coisas: pipoca, milho cozido, frutas secas e desidratadas, tomatinho cereja, mini sanduíches, pão de queijo, cookies feitos em casa, cupcakes caseiros e as frutas in natura eu gosto de variar diariamente.

Gostaram das dicas?

E seu filho, o que gosta de levar na lancheira?

Estou pensando em colocar umas receitinhas fáceis de fazer e que as crianças adoram. O que acham?

Beijos

Cátia Menezes

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