Manchas na pele causadas pela gravidez

Padrão

Olá mamães, neste post pensei em abordar um tema que afeta diretamente as mães: o tratamento do melasma.

O melasma é uma alteração de pigmentação da pele, de causa ainda não bem esclarecida. Sabemos que existe uma tendência genética e que a exposição ao sol e os hormônios femininos estimulam o surgimento das manchas. Assim, são mais comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais e principalmente durante a gestação.

E o que fazer quando a mancha aparece?

Atualmente não existe nenhum tratamento que garanta a cura definitiva do melasma. É muito importante saber disso pois, ainda que a mancha desapareça completamente, o uso diário de filtro solar deverá ser sempre mantido para evitar recidivas.

Segundo minha dermatologista, os melhores tratamentos disponíveis são:

cremes clareadores: devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e os resultados aparecem após 1 a 3 meses. Costumam ser eficazes para melasma leve ou que nunca foi tratado e vale lembrar que como muitos contém ácido retinóico ou hidroquinona, não são recomendados durante a gravidez ou amamentação.

 – peelings químicos: são aplicações feitas no consultório com intervalos de 2 a 4 semanas. Provocam uma descamação leve na pele que ajuda a remover células mortas e o pigmento. Em geral são realizadas 3 a 5 sessões.

 – laser fracionado: indicado para manchas resistentes aos cremes e peelings ou para quem busca resultados mais rápidos. O laser tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento. A aplicação leva cerca de 20 minutos e a pele fica bem avermelhada e um pouco inchada por 3 a 5 dias. Com 1 sessão já podemos notar melhora.

 – laser spectra: é um outro tipo de laser que deve ser realizado semanalmente. A pele fica levemente avermelhada apenas logo após a aplicação. Para bons resultados são necessárias cerca de 10 sessões.

 Espero que as dicas ajudem e estimulem as mamães a se cuidarem sempre!

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s