Vacina que funciona como tatuagem

Vacina que funciona como tatuagem

vacina

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma nova maneira de vacinar crianças. O método transdérmico, como é chamado, promete ser mais eficiente que o convencional e, o melhor, sem arrancar lágrimas e gritos.

A vacina indolor tem uma pequena base com microscópicas agulhas (de 0,003 cm). Ao penetrarem na camada superior da pele “transferem” o conteúdo da vacina, ativando o sistema imunológico. Como não atingem as terminações nervosas nem os vasos sanguíneos das camadas mais profundas, as “vacinas-tattoos” são mais seguras que as tradicionais injeções. Outra vantagem é que, ao aplicá-la na pele, a resposta do organismo é muito mais rápida que quando ela é feita via músculo.

Aqui no Brasil, os médicos elogiam o estudo, mas a má noticia é que ela deve demorar cerca de dez anos até chegar ao mercado. Enquanto isso, o jeito é injetar aquela dose de coragem nos filhos: eufemismos como os da “picada de formiguinha” e o famoso “segura na mão da mamãe, vai doer só um pouquinho” não evitam o choro, mas podem funcionar como um carinhoso analgésico.

Obs: Já existe no mercado americano uma vacina livre de injeções que é a contra gripe. Ela é aplicada por spray intranasal e apresenta excelentes resultados. No Brasil, há ainda uma vacina, também para gripe com microagulha intradérmica, comercializada em 2011 com a aprovação da Anvisa, cuja eficácia é igual à da vacina tradicional intramuscular. O problema é que só pode ser aplicada em adultos entre 18 a 59 anos, porque os estudos para crianças e idosos ainda não são conclusivos. Mas não é totalmente indolor como a desenvolvida pelo MIT, que possui agulhas muito menores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s