Orgânicos

Padrão

organicos

Alimentação saudável é aquela que inclui muitos legumes, frutas, verduras e nenhum agrotóxico. Isso a gente já sabe. No mundo ideal, todos os alimentos seriam orgânicos mas, no dia a dia do supermercado,a realidade é outra. É impossível encontrar tudo o que se precisa para montar um cardápio infantil balanceado. Diante do impasse, o que fazer? Nessas horas, ganha o bom senso: sua geladeira não precisa ser 100% orgânica, mas você pode evitar os vegetais que, no cultivo tradicional, recebem maior quantidade de agrotóxicos, porque suas lavouras são mais sensíveis a pragas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) divulga periodicamente listas dos alimentos mais contaminados e das substâncias cujo uso é proibido nas lavouras.

Na ausência de alimentos orgânicos, o melhor é investir em ingredientes frescos. E a forma de preparo também ajuda a diminuir a quantidade de substâncias tóxicas. É preciso higienizar muito bem os legumes, as frutas e as verduras. Primeiro lave em água corrente, em seguida deixe em uma solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. Por fim, enxague novamente em água corrente. Parece excesso de zelo, mas vale a pena. Ao contrário do que muitos acreditam, o vinagre não elimina os agrotóxicos dos alimentos e nem mata bactérias. Outra dica é sempre optar pelos vegetais da estação. Para conseguir produzir um vegetal fora de época, os agricultores precisam utilizar mais fertilizantes.

Comer vegetais com agrotóxicos hoje não vai deixar você e seus filhos doentes amanhã. Todas as substâncias que o organismo não consegue processar ou são eliminados ou se acumulam na camada de gordura do corpo. E isso pode provocar doenças ao longo dos anos.Crianças com menos de 2 anos são as mais suscetíveis ao efeito cumulativo dos pesticidas . O sistema nervoso delas ainda está em desenvolvimento. Por isso, os cuidados com a alimentação devem ser maiores desde a gravidez até os 2 anos.

As substâncias tóxicas podem, a longo prazo, desregular o sistema imunológico, diminuindo as chances de defesa do organismo contra várias doenças. Ainda é difícil estabeler a correlação entre o consumo de alimentos com agrotóxicos e algumas doenças. Mas sabemos, por exemplo, que muitos tipos de câncer são provocados por fatores externos ao organismo, como a toxidade dos alimentos.

Os dez vilões

Tome nota dos alimentos campeões de agrotóxicos

1)pimentão
2)morango
3)pepino
4)cenoura
5)alface
6)abacaxi
7)beterraba
8)couve
9)mamão
10)tomate

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s