Congelamento de verduras e legumes

Padrão

Sierra Exif JPEG

Bom hoje eu vim dar umas dicas de como congelar algumas folhas e legumes.

Nem todo mundo tem uma alimentação exemplar e come muitas verduras e legumes, e claro sabemos que é importante principalmente para os bebês, aqui em casa eu e meu marido comemos muitas verduras e legumes então eu não preciso congelar, mas acredito ser uma ótima dica para vocês.

Folhas:

Sempre ofereço pelo menos 1 tipo de folha para o Henrique, e todo mundo sabe que um maço rende muito, principalmente para um bebê, então você pode comprar o maço usar uma quantidade e congelar o restante.

Como congelar:

* lave bem as folhas

* limpe retirando os talos e as partes não comestíveis

* corte como você preferir ou mantenha as folhas inteiras

* cozinhe por +- 2mim ou ate a cor da folha ficar bem viva

* retire da água quente e coloque em água fria pelo mesmo tempo que ficou cozinhando

* coloque em um plástico e retire o ar, é preferível usar plástico filme pois não fica nada de ar

Legumes:

Costumo misturar uns três tipos de legumes em forma de purê e um tipo em pedacinhos moles e pequenos

Como congelar:

* usando o mesmo processo das folhas

* descasca, lava e corta

* cozinhe até o ponto que você deseja (mais durinho ou macio)

* coloque na água fria

* congele no plástico filme

Porém você pode fazer de outra forma, cozinhar três tipos juntos, fazendo um purê, depois use um outro legume tipo cenoura ou brocolis e corte bem pequeno e cozinho até ficar bem molinho, daí misture ao purê de legumes e congele em potinhos.

Dicas:

* Os alimentos congelados ( batata, brocolis, ervilhas e milho) encontrados no mercado sofrem branqueamento que é este processo de cozinhar e esfriar antes de congelar

*O alimento na fruteira por uma semana perde 50% do valor nutricional na geladeira perde 30% porém ao congelar perde apenas 10%

* Sempre cozinhe os legumes ou as folhas com a panela destampada

* Não esqueça de etiquetar os alimentos para saber a validade

* Os alimentos podem ser conservados de 3 a 12 meses ( eu, sinceramente,acho muito!! acredito que deixando muito tempo no congelador, os sabores podem modificar.)

* Deixar o alimento descongelar de um dia para o outro na geladeira é o ideal, quanto mais lento for o processo de descongelamento, melhor é a qualidade.

Bom é isso espero ter ajudado..

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s