Quando o bebê passar a consumir maior volume de alimentos sólidos, não deverá ser exposto a nenhuma das substâncias apresentadas abaixo, que podem causar reações alérgicas potencialmente perigosas.
Mel: essa doce substância pode provocar o desenvolvimento de toxinas nos intestinos do bebê. Não dê mel a ele antes de completar pelo menos 2 anos de idade.
Amendoim ou produtos derivados de amendoim: o amendoim e seus derivados, inclusive manteiga e óleo, podem causar no bebê violentas reações alérgicas. Não os dê à criança antes de completar 3 anos de idade.
Frutas e sucos cítricos: a acidez desses alimentos é forte demais para o delicado aparelho digestivo do bebê. Alguns bebês apresentam reações alérgicas ou problemas gástricos. Consulte o pediatra sobre a ocasião mais propícia para introduzir os cítricos na dieta da criança.
Cafeína: as substâncias que contêm cafeína ou seus compostos,tais como chocolate, chá, café ou soda, interferem na capacidade de absorção de cálcio do bebê.
Claras de ovos: são de difícil digestão para o bebê. Evite-as até que o pediatra as recomende.
Leite de vaca: o leite integral pode causar reações alérgicas no bebê. Evite o mais possível seu consumo enquanto a criança não tiver pelo menos 1 ano de idade.