Quase lá – 29 a 40 semanas de gestação

Quase lá – 29 a 40 semanas de gestação

Na semana 28, o feto tem cerca de um quilo. Até o fim da gestação, ele provavelmente vai triplicar o seu peso, ou seja, é no último trimestre que ele vai ganhar mais peso. Neste período, o feto faz movimentos com o tronco e os membros, que são facilmente sentidos pelas mães. A esta altura, o sistema nervoso central está suficientemente maduro para o movimento de sugação,que facilitará a amamentação. Os músculos do tórax simulam a respiração, adequando-o para que o recém-nascido respire após o parto. Ele também dorme na barriga da mãe,em períodos de aproximadamente 40 minutos. É comum, no fim da gestação, eles dormirem ao mesmo tempo em que a mãe dorme.

A ingestão de carboidratos e um alto nível de estresse podem causar um aumento de atividade motora do feto. Já quando ela consome bebidas alcoólicas, fuma um cigarro ou mesmo escuta uma música relaxante, a atividade motora pode diminuir.

Desde antes da metade da gestação, o feto pode estar de cabeça para baixo,que é a posição mais comum de nascimento. Entretanto, não quer dizer que ele já esteja encaixado e pronto para nascer. Isso só vai acontecer quando a cabeça do bebê estiver fixa na pelve da mulher, o que ocorre aproximadamente uma semana antes do parto e pode ser verificado pelo exame de toque vaginal. Em gestações gemelares, os bebês podem estar ambos sentados, de ponta cabeça ou cada um numa posição. É raro que um deles apareça atravessado. Para que o parto seja normal, entre outras condições, é preciso que o primeiro esteja de cabeça para baixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s