A formação – 13 a 15 semanas de gestação

Padrão

A partir de agora, nosso pontinho não é mais um embrião e sim um feto. Isso distingue a fase em que os órgãos estão se formando da fase de desenvolvimento destas estruturas. Entre a 11ª e 14ª semana, é realizado o ultrassom morfológico. Ele dá base para que os médicos avaliem os riscos de doenças genéticas, como a Síndrome de Down. Somente um procedimento mais invasivo, feito com uma agulha e que recolhe amostras do líquido amniótico, é que pode confirmar ou não as suspeitas.

Ao fim do primeiro trimestre, o feto mede cerca de seis centímetros. O diâmetro do coração tem em torno de um centímetro. O estômago é ainda menor e o sistema digestivo também inicia seu desenvolvimento. O pequeno fígado já excreta a bile. O mini-pâncreas começa a produzir insulina e a urina é eliminada para o líquido amniótico. Neste período, a cabeça já está ereta. Os olhos começam a se aproximar um do outro e os ouvidos externos já têm forma. O bebê já tem os brotos dos dentes permanentes e sua pele já apresenta três camadas.

Com 14 semanas, os fetos do sexo masculino estarão desenvolvendo a próstata e, nos femininos, os ovários irão migrar para a pelve. Pelos finos e claros passam a recobrir o corpo fetal, a lanugem.

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s