A formação – 13 a 15 semanas de gestação

A formação – 13 a 15 semanas de gestação

A partir de agora, nosso pontinho não é mais um embrião e sim um feto. Isso distingue a fase em que os órgãos estão se formando da fase de desenvolvimento destas estruturas. Entre a 11ª e 14ª semana, é realizado o ultrassom morfológico. Ele dá base para que os médicos avaliem os riscos de doenças genéticas, como a Síndrome de Down. Somente um procedimento mais invasivo, feito com uma agulha e que recolhe amostras do líquido amniótico, é que pode confirmar ou não as suspeitas.

Ao fim do primeiro trimestre, o feto mede cerca de seis centímetros. O diâmetro do coração tem em torno de um centímetro. O estômago é ainda menor e o sistema digestivo também inicia seu desenvolvimento. O pequeno fígado já excreta a bile. O mini-pâncreas começa a produzir insulina e a urina é eliminada para o líquido amniótico. Neste período, a cabeça já está ereta. Os olhos começam a se aproximar um do outro e os ouvidos externos já têm forma. O bebê já tem os brotos dos dentes permanentes e sua pele já apresenta três camadas.

Com 14 semanas, os fetos do sexo masculino estarão desenvolvendo a próstata e, nos femininos, os ovários irão migrar para a pelve. Pelos finos e claros passam a recobrir o corpo fetal, a lanugem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s