Sopinha colorida

Sopinha colorida

Sempre quando formos oferecer qualquer alimento pela primeira vez para o bebê, é importante que seja aos poucos, por exemplo não misturar todas as verduras na primeira vez. Após a ingestão é importante observar alguma intercorrência do organismo como diarréia ou alergias.  O indicado é oferecer por uns três dias seguidos esses mesmos ingredientes. Se nenhuma reação aparecer, entendemos que a criança aceitou bem os alimentos, daí podemos experimentar novas verduras na sopa.

Aconselho que a sopa seja colorida para que tenha uma ampla variedade de vitaminas e minerais, que reforçam o sistema imunológico da criança. Vale a regra: alimentos verdes, por exemplo, oferecerão minerais e vitaminas muito parecidos. Procure variar alimentos mais brancos do grupo dos carboidratos (escolha entre batata doce ou inglesa, mandioca, arroz, massa) + um alimento cor alaranjado (cenoura, moranga, milho) + um alimento tenro branco (chuchu, repolho, abobrinha italiana, couve flor) + um alimento cor verde (couve, espinafre, agrião, brócolis, ervilha) + uma  unidade de  carne magra (gado, frango, miúdos).  Seguindo essa regra, não tem perigo da criança degustar uma sopa pálida! Sugestões de 2 preparações para bebês a partir de 5 meses de idade:

Sopa básica
Ingredientes
– ½ cenoura pequena sem casca
– 1 unid batata inglesa pequena sem casca
– ½ unid de cebola
– ½ unid de tomate sem semente
– ½ unid pequena de peito de galinha sem osso ou 1 sobrecoxa pequena
– 1 litro água
– 1 colher rasa das de sobremesa de óleo de milho ou girassol
– 1 pitada de sal
– salsinha

Modo de fazer: Lave bem todos os ingredientes. Coloque a água e óleo para ferver. Acrescente o frango e deixe ferver por uns 15 min. Acrescente a batata e a cenoura cortada em cubos, a cebola bem picadinha e o sal, e deixe cozinhar por uns 30min. Esmague com um garfo, adicione o caldo da sopa , a salsinha e ofereça à criança.

Purê de Batata e Cenoura
Ingredientes:
2 batatas  inglesas
2 Cenouras
1 copo de leite integral
1 colher de sopa de margarina
sal

Modo de fazer: Lave bem as batatas e cenoura e depois retire as cascas. Cozinhar as batatas e as cenouras em água até ficarem moles. Amassar com um garfo. Em seguida acrescentar leite e margarina, mexa devagar até ficar cremoso. Servir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s