Sopinha colorida

Padrão

Sempre quando formos oferecer qualquer alimento pela primeira vez para o bebê, é importante que seja aos poucos, por exemplo não misturar todas as verduras na primeira vez. Após a ingestão é importante observar alguma intercorrência do organismo como diarréia ou alergias.  O indicado é oferecer por uns três dias seguidos esses mesmos ingredientes. Se nenhuma reação aparecer, entendemos que a criança aceitou bem os alimentos, daí podemos experimentar novas verduras na sopa.

Aconselho que a sopa seja colorida para que tenha uma ampla variedade de vitaminas e minerais, que reforçam o sistema imunológico da criança. Vale a regra: alimentos verdes, por exemplo, oferecerão minerais e vitaminas muito parecidos. Procure variar alimentos mais brancos do grupo dos carboidratos (escolha entre batata doce ou inglesa, mandioca, arroz, massa) + um alimento cor alaranjado (cenoura, moranga, milho) + um alimento tenro branco (chuchu, repolho, abobrinha italiana, couve flor) + um alimento cor verde (couve, espinafre, agrião, brócolis, ervilha) + uma  unidade de  carne magra (gado, frango, miúdos).  Seguindo essa regra, não tem perigo da criança degustar uma sopa pálida! Sugestões de 2 preparações para bebês a partir de 5 meses de idade:

Sopa básica
Ingredientes
– ½ cenoura pequena sem casca
– 1 unid batata inglesa pequena sem casca
– ½ unid de cebola
– ½ unid de tomate sem semente
– ½ unid pequena de peito de galinha sem osso ou 1 sobrecoxa pequena
– 1 litro água
– 1 colher rasa das de sobremesa de óleo de milho ou girassol
– 1 pitada de sal
– salsinha

Modo de fazer: Lave bem todos os ingredientes. Coloque a água e óleo para ferver. Acrescente o frango e deixe ferver por uns 15 min. Acrescente a batata e a cenoura cortada em cubos, a cebola bem picadinha e o sal, e deixe cozinhar por uns 30min. Esmague com um garfo, adicione o caldo da sopa , a salsinha e ofereça à criança.

Purê de Batata e Cenoura
Ingredientes:
2 batatas  inglesas
2 Cenouras
1 copo de leite integral
1 colher de sopa de margarina
sal

Modo de fazer: Lave bem as batatas e cenoura e depois retire as cascas. Cozinhar as batatas e as cenouras em água até ficarem moles. Amassar com um garfo. Em seguida acrescentar leite e margarina, mexa devagar até ficar cremoso. Servir

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s