3 mitos sobre o parto

Padrão

Image

Uma vez cesárea, sempre cesárea

Se o seu primeiro parto foi assim, o segundo pode ser normal, desde que mãe e bebê estejam bem. Mas isso não é o que parece acontecer segundo um estudo norte-americano, feito com 155 gestantes que esperam o segundo filho. Quando questionadas, elas diziam que não sabiam que poderiam tentar o parto normal porque seus médicos não davam essa informação. Por isso é tão importante conversar com o seu obstetra e ter total confiança nele. Vale lembrar que a cesárea é indicada se os dois partos anteriores forem assim, porque aí há risco da parede do útero, onde ficaram as cicatrizes, romper.

Ter o bebê em casa é seguro

Ninguém pode dar essa garantia. Ainda que mãe e filho estejam saudáveis, é preciso montar uma megaestrutura para a hora do nascimento, que inclui desde ter multiprofissionais ( como parteira, assistente e pediatra), até um contato que permita que uma ambulância chegue na sua casa e no hospital em instantes. Uma pesquisa feita pela Universidade de São Francisco (EUA) mostrou que os bebês das mulheres que dão à luz em casa têm mais chances de ter complicações no pós-parto justamente porque faltou a infraestrutura necessária, e aí a criança corre riscos.

Prematuro só nasce de cesárea

Não é regra – e vai depender da condição da mãe e do bebê. Em alguns casos é possível, sim, que ele nasça de parto normal. Mais um estudo norte-americano mostrou que a cesárea pode ser prejudicial porque aumenta as chances de a criança ter problemas respiratórios. Isso não aconteceria no parto normal, porque, durante o trabalho de parto, o organismo do bebê entende que precisa se preparar para nascer, e aí melhora a adaptação do sistema respiratório. Outro benefício é que o bebê prematuro não é tão manipulado como na cesárea. Mas essa decisão só cabe à equipe médica.

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s