E se o desenho do seu filho virasse realidade?

Padrão

ImageImageImageImageImage

É mais ou menos esse o trabalho da artesã Raquel Castanheiras Bouchardet, de Belo Horizonte. Ela pega um desenho que o seu filho fez e confecciona o personagem, o animal ou o objeto em brinquedo de tecido e acrílico. É como se o desenho pulasse do papel e virasse brinquedo. As crianças ficam totalmente encantadas. A seguir, Raquel conta mais

Como surgiu essa ideia?
Sempre fui apaixonada pelos desenhos das crianças. São criativos, divertidos, mágicos, cheios de cores e principalmente únicos. Ao mesmo tempo que eu tinha essa admiração, procurava um trabalho que lidasse com exclusividade e unicidade. Depois de muita pesquisa, encontrei o site de uma artista americana que usava desenhos infantis para construir brinquedos. Foi a minha inspiração! Mas percebi que ela não era totalmente fiel ao desenho e achei isso um pecado. Foi então que resolvi fazer isso, porém, seguindo à risca os desenhos dos pequenos para confeccionar os brinquedos.

Por que é tão importante seguir fielmente o desenho da criança?
Um desenho de um personagem materializado todo torto, ou faltando uma perninha, só vai mostrar à criança que as coisas não têm que ser perfeitas mesmo, nem os desenhos nem o dia a dia. Passamos a mensagem de que a criança é aceita do jeito que ela é, com seus brilhos e suas falhas, o que é bastante educativo para a vida.

Qual é a reação da criança quando se depara com o brinquedo?
O primeiro que fiz foi para o meu filho Lucas. A reação dele foi incrível. Ele ficou olhando, estagnado, muito surpreso e gritou: “meu desenho”. Ele mal acreditou, parecia mais um sonho. Até hoje esse boneco é importante para o Lucas, e ele dorme todas as noites com ele

Como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento das crianças?
Ele contribui para o fortalecimento da autoconfiança, incentiva a criatividade e mostra à criança que ela está sendo ouvida, olhada, assistida. O desenho é, muitas vezes, uma leitura do que ela está sentindo, porque a verbalização de sentimentos em idades pequenas é difícil. O desenho passa a ser a via de comunicação dos pequenos com o mundo. Por isso é superimportante incentivá-las a desenhar, além de que, a partir do desenho, estimulamos a criatividade e a coordenação motora.

Pode dar um exemplo de um trabalho que tenha feito e que a marcou?
Um pai encomendou bonecos de uma historinha que a filha havia escrito. A história era sobre uma princesa que amava muito o pai, mas não queria mais ser princesa, o objetivo dela era ser artista. Um dia ela fugiu e foi morar em uma aldeia e passou a ser artista. Com muita dificuldade e depois de um tempo, fez sucesso e passou a ser reconhecida. O pai resolveu encomendar os bonecos dessa história porque entendeu o recado que a filha queria passar. Transformar essa ideia em bonecos foi a forma que ele encontrou de mostrar para ela que ele a apoiava.

Como é o processo de confecção?
Primeiro peço para a mãe tirar uma foto ou scanear o desenho e me enviar por e-mail. Também é interessante que ela tente descobrir parte da história do desenho, como o nome do personagem, de onde ele veio etc. Faço o boneco com tecido em 100% algodão e enchimento de acrílico antialérgico. Demoro cerca de 10 dias, mas como gosto de surpreender meus clientes, costumo enviar antes do combinado. Depois de pronto, escrevo um bilhetinho e coloco junto, tudo em uma caixa. O bilhete é uma forma de introduzir o brinquedo na vida da criança. Escrevo como se o boneco estivesse falando com a criança. É trabalhoso mas também delicioso de se fazer.

RAQUEL CASTANHEIRAS BOUCHARDET – é terapeuta holística, artesã há cinco anos e mãe de três crianças.

 

 

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

»

  1. Adorei a idéia. Super interessante e uma forma de valorizar o trabalhar de nossos filhos. Imagina como eles devem se sentir quando têem em mãos algo criado por eles… um must…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s