Fases da gravidez

Padrão

Image

1° mês

No primeiro mês, a gestante percebe que está grávida. Os principais sintomas são muitos parecidos com os da TPM, só que mais intensos. Isso se dá pela produção do hormônio da gravidez, o beta HCG. Os sintomas mais comuns são a interrupção da menstruação, desconforto abdominal, dor e sensibilidade nas mamas e mudanças emocionais.

2º mês

O sistema neurológico se altera por conta da produção hormonal, e o resultado é um estado de constante sonolência, letargia, diminuição dos reflexos e até insônia, que podem durar até o fim da gestação. A gestante pode inclusive alternar estados de insônia e de sonolência. As mamas tendem a ficar doloridas, inchadas e com uma rede de veiais mais evidente. A vontade de fazer xixi é constante, graças ao útero que está aumentando de tamanho e pressionando a bexiga. Aqui também começa os desagradáveis enjoos, náuseas e vômitos.

3° mês

A gestante pode apresentar alguns sintomas de taquicardia,pois o volume de sangue circulante aumenta para que o organismo consiga suprir as necessidades de sangue do útero e do feto. As mulheres que sofrem de enxaqueca ficam com crises constantes a partir desse mês. A pressão arterial tende a ficar mais baixa por conta do aumento do volume sanguíneo e alterações cardíacas, podendo ficar a gravidez toda com esse sintoma ou só até o terceiro mês.

4º mês

É comum a pele escurecer, principalmente na região genital, do mamilo e no rosto,por conta do aumento de produção de melanina desde o começo da gravidez. As manchas escuras na face são bastante comuns. A melhor forma de preveni-las é com o uso diário de filtro solar. A partir desse mês as náuseas e vômitos ficam menos frequentes. As mamas estão maiores e a dor nelas diminui. Nesse mês, a enxaqueca, a letargia e a vontade de ir ao banheiro continuam! O desejo sexual pode se acentuar, porque a mulher fica mais confortável com as novas formas.

5º mês

A pele ganha uma pequena penugem e os pelos no geral crescem mais rápido. Algumas mães reclamam que a pele fica mais oleosa nesse período, causando inclusive o aparecimento de acne. O cabelo também pode ficar mais oleoso. É nesse período também que começam as alterações posturais da gestante, resultando em dores na lombar. A mulher também pode começar a sentir desconfortos gastrointestinais, principalmente azia, que pode ser bastante recorrente.

6° mês

Esse é um mês mais tranquilo para a gestante. Como a barriga fica mais evidente, a gestante pode ter tendência a varizes por causa da sobrecarga nas pernas. Por isso é importante consultar o médico e usar meia elástica. Nesse mês, devem ser redobrados os cuidados com a pele para prevenir estrias. Abuse de hidratantes para evitar o ressecamento.

7° mês

Aqui podem começar as complicações da gestação. A gestante deve fazer uma nova bateria de exames, inclusive de diabetes e pressão alta. É importante também ficar atenta com possíveis inchaços. Se ele ocorrer, avise seu médico, pois pode ser um sinal de pressão alta. Os reflexos ficam mais lentos, por isso a mamãe deve evitar atividades como dirigir. Pelo fato de a barriga já estar muito grande, é comum sentir falta de ar, principalmente, quando deita de barriga para cima. O ideal é procurar uma posição em que fique confortável na hora de relaxar ou dormir.

8° mês

O eixo do corpo da mãe está alterado por conta do tamanho da barriga,podendo causar dores na região da lombar. A gestante também sente dores nas costas, pernas e pés por conta do peso que está carregando. Aqui o útero já está bem volumoso, podendo pressionar as veias da perna, o que gera retenção de líquidos. O inchaço fica mais evidente. A ansiedade para o parto ganha espaço- ou seja, os nervos estão à flor da pele! A partir desse mês podem começar contrações preparatórias, chamadas de contrações de Braxton, que não causam dor.

9° mês

O corpo começa a se preparar para o trabalho de parto e a mulher pode inclusive começar a sentir a cabeça do bebê pressionando a bexiga. Novamente, aumenta a vontade de fazer xixi o tempo todo. No fim da gestação podem surgir hemorróidas,mas só se já houver uma pré-disposição. A mãe também sente uma pressão no quadril, pois a pélvis já está se preparando para o parto. A barriga vai descer um pouquinho e as contrações ficarão mais evidentes. A gestante deve ficar em repouso, visitar o médico toda semana e avisar sobre qualquer sintoma diferente. 

Anúncios

Sobre Mães de Plantão

Sou jornalista de formação, blogueira por paixão, esposa e full time mom de uma belíssima dupla: Henrique e Joaquim; uma mamãe ocupada por opção e de coração! Mães de Plantão é um blog com conteúdo voltado especialmente para mães, gestantes ou ainda, apenas simpatizantes desse grande projeto de vida chamado “ter filhos”. Logo que me tornei mãe, surgiu a vontade de compartilhar dicas e informações que fossem úteis para outras mães, com opiniões colocadas de uma forma bem direta, leve, descontraída e acima de tudo, honesta. Todo o conteúdo é criado e selecionado com muito carinho antes de ser publicado porque sei o quanto ficamos felizes e aliviadas quando encontramos alguém para dividir os mesmos dilemas deste, imenso,universo infantil.. Este blog serve para ajudar as mães de primeira viagem que assim como eu, sonharam por este momento único em suas vidas e querem dar o melhor de sí para este novo ser, que de alguma forma nos torna uma pessoa melhor a cada dia. Tornam sim, não por mágica. Tornam-nos melhores porque se não queremos que gritem não podemos gritar. Porque se não queremos que mintam não podemos mentir. Porque temos de cumprir o que prometemos se queremos que o façam algum dia. Aprendemos depressa que se queremos que não façam não podemos fazer. Sim, os filhos têm esse dom. O dom de nos obrigarem a pensar no que fazemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s